Após a morte de seu marido contra o câncer, a irmã de Toyo Ito pediu para que ele, o arquiteto, construísse uma casa para ela e suas filhas, onde poderia desfrutar do contato com o solo e as plantas que a sua antiga casa tinha faltado.
Ela também sugeriu que a casa ser em forma de L, para permitir a todos os membros da família de ter contato visual com um outro. A casa mudou sua inicial em forma de L para tornar-se uma construção de concreto com forma de U, uma forma que criaria maiores efeitos de luz e uma relação mais forte entre os habitantes.
A U-House consistiu de dois longos corredores, um dos quais terminaram em quartos das meninas, o outro que levou até a cozinha e casa de banho e em quarto da mãe. Ambos os corredores eram escuros e levado para a luz - uma fonte proveniente do arco do U.
Este espaço multi-uso usado para tocar, jantar e meditar, tinha as suas paredes e teto pintado branco e piso coberto com uma carpete, também branco. Neste espaço, a luz era difusa e deu uma textura macia, mas um corte no teto direcionado a luz do dia em uma linha reta diagonal.
Os efeitos de luz poderosos foram reforçadas pela brancura pura do interior, que parecia plana e sem qualquer tridimensionalidade. Muitos argumentaram que se tratava de uma casa para rezadeiras e, finalmente, a casa foi demolida. O que resta agora são fotografias deste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário