terça-feira, 6 de março de 2012

Kisho Kurokawa: Nagagin Capsule Tower

"A missão dos arquitetos é realizar a arquitetura contemporânea por meio do diálogo entre as identidades locais, as tendências globais e a História" Kisho Kurokawa


KISHO KURUKAWA 
Kisho Kurokawa nasceu em 1934 em Nagoya. Assim que se formou na arquitetura, fundou o grupo Metabolista, em 1959, e iniciou seus experimentos formais com os planos da Cidade hélice para Tóquio.

Logo depois lançou a proposta de edifícios formados com elementos pré-fabricados montados em cápsulas, idéia colocada em prática na Expo 70, em Osaka e na Nakagin Capsule Tower, construída em Tóquio, em 1970.






METABOLISMO

Formalizado na década de 1960, o metabolismo sintetiza um dos lemas da arquitetura japonesa.

 
Os metabolistas acreditavam no crescimento constante e nas inovações tecnológicas, procurando, mais que resolver situações imediatas, preconizar um caminho possível para a cultura arquitetonica. Isso era muito importante no japão, já que eles precisavam desenvolver formas diferenciadas de arquitetura, que suportasse as catástrofes naturais ou que fossem rapidamente construídas, de acordo com as necessidades da população.
Eliminavam a abordagem social ou realista, numa simplificação dos campos de análise do projeto.



O próprio tecido urbano e a organização tradicional do território eram neutralizados e absorvidos pelas megaestruturas funcionalistas.
Com isso surgiu a ideia de Kisho Kurokawa, que se tornou um dos maiores nomes do Metabolismo, colocando em prática a construção da Nagagin Capsule Tower.








NAGAGIN CAPSULE TOWER


A partir de sua ideia de adaptação da cidade em função dos seus moradores, Kisho Kurukawa decidiu realizar o projeto da Nagagin Capsule Tower, que consiste em blocos modulares de pré-fabricados, que seriam colocados em uma torre de acordo com a necessidade das pessoas que fossem habitar no local. 


É um prédio sem uma forma fixa, com uma estrutura capaz de se adaptar sempre às necessidades dos moradores. 

A quantidade de apartamentos, por exemplo, seguiria o número de famílias dispostas a viver no endereço em cada período.

 
 


 Dois núcleos centrais de concreto suportam as 140 cápsulas pré-fabricadas que configuram um dos poucos exemplares do metabolismo japonês. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém os equipamentos básicos de uma habitação: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central.

O Nakagin Capsule Tower Building foi construído no bairro de Shimbashi, em Tóquio.
Sua ideia inicial, era a de ser um edifício misto de torre residencial e escritório, mas acabou virando o símbolo do principal movimento arquitetônico do Japão. 


Fontes: http://www.infopedia.pt
http://torrecapsula.blogspot.com
http://www.lewism.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário