Metabolismo foi o mais importante movimento urbano, arquitetônico, artístico e filosófico, que o Japão produziu no século XX. Sua influência ultrapassou os conceitos utópicos de uma sociedade que estava experimentando um rápido crescimento econômico no início dos anos 60 e materializada em projetos específicos, não só no Japão mas também para além do arquipélago.
O primeiro exemplo concreto de planejamento urbano moderno foi o Plano Diretor para a reconstrução de Hiroshima , juntamente com os prédios projetados para o Parque da Paz na cidade por Kenzo Tange.
O movimento levou esse nome porque, distanciando longe do modernismo, argumentando que os edifícios e as cidades devem ser concebidas como seres vivos e, portanto, deve crescer organicamente, de acordo com as necessidades de seus habitantes. 2. ERA DO METABOLISMO Kenzo Tange em 1960 apresentou o seu Plano para Tóquio, incluindo idéias inovadoras sobre como expandir a cidade através Baía de Tóquio.

Plano para Tóquio, 1960. fotomontagem e modelo. Kenzo Tange. O eixo monumental enorme construída através da Baía de Tóquio foi projetado para carros, mantendo pedestres longe em áreas separadas através de uma hierarquia de vias expressas. A proposta difere das idéias do CIAM, que era em favor de "centros urbanos" e propôs "áreas civis" em vez.
Plano para Tóquio, 1960. Detalhes do modelo. Kenzo Tange. Esta enorme frota de unidades de até 300 m de largura, com telhados como templos japoneses que pareciam estar flutuando na água, continha as residências.
Plano para Tóquio, 1960. pilhas do sistema e núcleos. Kenzo Tange. Influenciado pelas idéias de Le Corbusier, Tange propõe que "constituem áreas de pilotis ligações espaciais entre áreas públicas e privadas . São as áreas em que o fluxo de tráfego se reúne com estável arquitectónicas do espaço. C sistemas de minério, por outro lado, vincular artérias urbanas, com os edifícios. " Ambos os núcleos e pilhas foram integrados em um único sistema.
As idéias evoluíram em utopias urbanas, prevendo mega-cidades através da geração de gigantes formas geométricas. Na exposição, reconstruções 3D mostrar imagens do que essas enormes estruturas futuristas teria sido, mas na minha opinião pessoal, não têm escala humana e as pessoas eram consideradas pouco mais do que formigas em um conjunto enorme mecânica.
Por causa da influência Tange, um grupo composto por arquitetos japoneses (muitos deles seus colegas e alunos) Kisho Kurokawa, Kiyonori Kikutake, Fumihiko Maki, Masato Otaka entre outros apresentaram em 1960 um manifesto chamado "Metabolismo: Propostas para um Novo Urbanismo" durante o World Design Congress desse ano.
O movimento levou esse nome porque, distanciando longe do modernismo, argumentando que os edifícios e as cidades devem ser concebidas como seres vivos e, portanto, deve crescer organicamente, de acordo com as necessidades de seus habitantes. 2. ERA DO METABOLISMO Kenzo Tange em 1960 apresentou o seu Plano para Tóquio, incluindo idéias inovadoras sobre como expandir a cidade através Baía de Tóquio.




As idéias evoluíram em utopias urbanas, prevendo mega-cidades através da geração de gigantes formas geométricas. Na exposição, reconstruções 3D mostrar imagens do que essas enormes estruturas futuristas teria sido, mas na minha opinião pessoal, não têm escala humana e as pessoas eram consideradas pouco mais do que formigas em um conjunto enorme mecânica.




No entanto, essas idéias levaram à criação de alguns edifícios Metabolist, particularmente certas obras de Tange, Kikutake, Kurokawa, Maki, Otani e outros. Mas sem dúvida o ícone mais importante desse movimento foi a Torre Nakagin por Kisho Kurokawa , o edifício primeira cápsula intercambiável do mundo, que temos explicado em mais detalhes neste moleskine.

International Conference Centre, Kyoto. Sachio Otani, 1966. Espero dedicar um post para este edifício em breve, o que parece um futurista Star Wars destróier Imperial.
3. espaço ambiental
Além da arquitetura e urbanismo, arte estava profundamente envolvida no metabolismo, principalmente através de dois eventos: a exposição "Espaço Ambiental", de 1966, e, principalmente, a Expo de Osaka em 1970 (cujo planejamento urbano foi alsodesigned por Tange). Esta foi uma oportunidade para artistas como Katsuhiro Yamaguchi e Kiyoshi Awazu para desenvolver criações com base nos princípios do Metabolismo.




4. METABOLISMO GLOBAL
Esta seção é dedicada à influência do metabolismo em projetos fora do Japão, incluindo Havaí Marine City, EUA, casas PREVI no Peru e do plano de reconstrução de Skopje, Macedónia.





Fonte:
http://architecturalmoleskine.blogspot.com.br
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