segunda-feira, 16 de abril de 2012

Metabolismo Japonês

Metabolismo foi o mais importante movimento urbano, arquitetônico, artístico e filosófico, que o Japão produziu no século XX. Sua influência ultrapassou os conceitos utópicos de uma sociedade que estava experimentando um rápido crescimento econômico no início dos anos 60 e materializada em projetos específicos, não só no Japão mas também para além do arquipélago.
O primeiro exemplo concreto de planejamento urbano moderno foi o Plano Diretor para a reconstrução de Hiroshima , juntamente com os prédios projetados para o Parque da Paz na cidade por Kenzo Tange.

Plano para o Parque da Paz, Hiroshima . Kenzo Tange, 1955.

Por causa da influência Tange, um grupo composto por arquitetos japoneses (muitos deles seus colegas e alunos) Kisho Kurokawa, Kiyonori Kikutake, Fumihiko Maki, Masato Otaka entre outros apresentaram em 1960 um manifesto chamado "Metabolismo: Propostas para um Novo Urbanismo" durante o World Design Congress desse ano.

O movimento levou esse nome porque, distanciando longe do modernismo, argumentando que os edifícios e as cidades devem ser concebidas como seres vivos e, portanto, deve crescer organicamente, de acordo com as necessidades de seus habitantes. 2. ERA DO METABOLISMO Kenzo Tange em 1960 apresentou o seu Plano para Tóquio, incluindo idéias inovadoras sobre como expandir a cidade através Baía de Tóquio.





Plano para Tóquio, 1960. fotomontagem e modelo. Kenzo Tange. O eixo monumental enorme construída através da Baía de Tóquio foi projetado para carros, mantendo pedestres longe em áreas separadas através de uma hierarquia de vias expressas. A proposta difere das idéias do CIAM, que era em favor de "centros urbanos" e propôs "áreas civis" em vez.

Plano para Tóquio, 1960. Detalhes do modelo. Kenzo Tange. Esta enorme frota de unidades de até 300 m de largura, com telhados como templos japoneses que pareciam estar flutuando na água, continha as residências.

Plano para Tóquio, 1960. pilhas do sistema e núcleos. Kenzo Tange. Influenciado pelas idéias de Le Corbusier, Tange propõe que "constituem áreas de pilotis ligações espaciais entre áreas públicas e privadas São as áreas em que o fluxo de tráfego se reúne com estável arquitectónicas do espaço. C sistemas de minério, por outro lado, vincular artérias urbanas, com os edifícios. " Ambos os núcleos pilhas foram integrados em um único sistema.

As idéias evoluíram em utopias urbanas, prevendo mega-cidades através da geração de gigantes formas geométricas. Na exposição, reconstruções 3D mostrar imagens do que essas enormes estruturas futuristas teria sido, mas na minha opinião pessoal, não têm escala humana e as pessoas eram consideradas pouco mais do que formigas em um conjunto enorme mecânica.

Ecopolis . Kiyonori Kikutake, 1990

Núcleo Comum do sistema. Arata Isozaki, 1960. O plano montado grandes braços horizontais em torno de elementos verticais, formando grupos de escritórios. Foi integrado no Plano de Tokyo por Tange, seu mestre.

Cidade no ar. Arata Isozaki, 1961. O jovem arquiteto, insatisfeito com o caos de Tóquio, levantou uma ordenada cidade completamente separado do que colocou em sua base, cujos ramos nasceram do centro de mega- colunas.

Helix City. Kurokawa, 1961. Localizado sobre o mar, esta proposta foi inspirada pela estrutura do DNA, que tinham sido recentemente descobertos. Foi uma dupla hélice, permitindo o crescimento contínuo da cidade.

Farm City. Kurokawa, 1960. A proposta visa a resolver a contradição entre cidade e campo através de uma grade de concreto de 500 x 500 m, 4 m de altura elevada da área agrícola por pilotis. Eu me pergunto como o arquiteto considerar fornecer o domínio agrícola, com um recurso fundamental: a luz solar.


Renovação de Tsukiji Distrito. Kenzo Tange, 1963.

No entanto, essas idéias levaram à criação de alguns edifícios Metabolist, particularmente certas obras de Tange, Kikutake, Kurokawa, Maki, Otani e outros. Mas sem dúvida o ícone mais importante desse movimento foi a Torre Nakagin por Kisho Kurokawa , o edifício primeira cápsula intercambiável do mundo, que temos explicado em mais detalhes neste moleskine.

Imprensa e Shizuoka Broadcasting Center, em Tóquio. Kenzo Tange, 1967. Isso deve ter sido o ponto de partida de uma mega-estrutura, mas nunca foi construído. Este edifício fica perto da Capsule Nakagin Tower.

A sede da empresa de TV Fuji, de Tóquio. Kenzo Tange, 1996.

Shinjuku Station, Tóquio. Fumihiko Maki e Masato Osawa, 1960.


Hotel Tokoen, Tottori. Kiyonori Kikutake, 1964

Miyakonogo Civic Center. Kiyonori Kikutake, 1966. O volumoso fã forma desta mega estrutura contrasta com o horizonte modesto desta pequena cidade.

International Conference Centre, Kyoto. Sachio Otani, 1966. Espero dedicar um post para este edifício em breve, o que parece um futurista Star Wars destróier Imperial.


Republic Polytechnic, Cingapura. Fumihiko Maki, 2007. Foto cedida por Maki e Associates.


3. espaço ambiental
Além da arquitetura e urbanismo, arte estava profundamente envolvida no metabolismo, principalmente através de dois eventos: a exposição "Espaço Ambiental", de 1966, e, principalmente, a Expo de Osaka em 1970 (cujo planejamento urbano foi alsodesigned por Tange). Esta foi uma oportunidade para artistas como Katsuhiro Yamaguchi e Kiyoshi Awazu para desenvolver criações com base nos princípios do Metabolismo.

Plano Diretor para a Expo 70 de Osaka Kenzo Tange.

Vista aérea da Expo Osaka 70 .
Beautilion Takara, Osaka Expo. Kisho Kurokawa, 1970. Obcecado com a idéia de cápsulas, Kurokawa organizou um quadro estrutural para que as tampas do cubo foram anexados. A estética inacabada transmitiu a idéia de que era um projeto em constante crescimento.

Expo Torre , Osaka. Kiyonori Kikutake, 1970. Localizado no extremo sul da Expo , oferecendo vistas panorâmicas sobre o evento.Ela era composta de um tubos de aço centrais para que esferas metálicas geodésicas foram anexados. O projeto permitiu a expansão contínua.

4. METABOLISMO GLOBAL
Esta seção é dedicada à influência do metabolismo em projetos fora do Japão, incluindo Havaí Marine City, EUA, casas PREVI no Peru e do plano de reconstrução de Skopje, Macedónia.

Habitação PREVI, Lima, Peru. Kiyonori Kikutake, Kisho Kurokawa, Fumihiko Maki. Em 1967, o presidente peruano, arquitetoFernando Belaunde, promovido sistemas de alojamento experimentais chamado PREVI, para que Metabolists foram convidados, juntamente com outros famosos arquitetos internacionais. A proposta dos japoneses foi caracterizado por um esquema de longa e estreita das unidades de habitação, que regula a divisão rígida entre o serviço e as funções de vida, que são dispostos longitudinalmente.

Marine City, Hawaii. Kiyonori Kikutake, 1963. Esses "rolos" foram núcleos cilíndricos de unidades habitacionais que nasceram. À medida que as unidades se tornaram mais velhos, eles foram substituídos por novos, semelhantes a regeneração das células.
Foto cortesia de mr. Prudence .

Plano de reconstrução Skopje, . Macedónia . Kenzo Tange, 1965 Este p ROPOSTA ganhou uma competição internacional e foi estruturado em torno de dois conceitos: o "City Gate", que era o hub de entrada na capital, que compreende todos os sistemas de transporte, ea "Wall City", composta por edifícios de apartamentos, simulando uma muralha medieval, que incorporaria habitação para o centro.


Fonte:
http://architecturalmoleskine.blogspot.com.br

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