segunda-feira, 7 de maio de 2012

História de Tokyo


FUNDAÇÃO DE TOKYO




       Em tempos antigos, a área da Baía de Tokyo já era populada, mas a fundação oficial aconteceu no ano de 1457 quando foi construído o Castelo de Edo. A área de rodeava o castelo passou a se chamar Edo (antigo nome de Tóquio)

       
       Por volta de XVII, Edo se tornou uma das áreas mais populosas do mundo, com mais de 1 milhão de habitantes. A cidade sofreu vários incêndios, tendo um deles, em 1657, matado mais de cem mil pessoas. Esses incêndios ocorriam devido à arquitetura da cidade, onde as edificações eram geralmente construídas em madeira. 
       A cidade sofreu também outros desastres, como a Erupção do Monte Fuji, em 1707 e um grande terremoto em 1855.

INFLUÊNCIA OCIDENTAL



       Com a chegada de Mathew Perri na Baía de Tóquio em 1853, aconteceu o tratado entre Edo e os Estados Unidos e após o tratado, a cidade passou a sofrer grande influência do estilo ocidental. Em 1868, a cidade mudou seu nome de EDO para TOKYO e em 1871 aboliram-se os feudos e foram criadas prefeituras e um ano depois a cidade foi expandida para os 23 bairros que até hoje possui. Em 1889 estabeleceu-se a Cidade de Tóquio, que era formada por 15 bairros


       A Guerra do Pacífico teve um grande impacto em Tóquio.O duplo sistema administrativo de Tokyo-fu (Prefeitura) e Tóquio-shi (cidade) que existia foi abolido para a guerra e prefeitura e cidade fundiram-se para formar a metrópole de Tóquio, em 1943.


TRANSFORMANDO TRAGÉDIA EM OPORTUNIDADE


       Após o terremoto de 1923, de 7,9 graus de tremor na escala Richter, os japoneses perceberam que teriam que modernizar suas técnicas construtivas. O terremoto destruiu metade de Tóquio e suas edificações que estavam seguindo o estilo ocidental em alvenaria. 


       Urbanistas, arquitetos , advogados e engenheiros se juntaram para transformar Tóquio em cidade do futuro e criaram então estruturas reforçadas com tendência de amortecer as ondas de choque, com molas que absorvem o impacto causado pelos sismos.



ARQUITETURA ATUAL DE TOKYO


         

       As construções no Japão devem seguir normas muito rigorosas contra terremotosNos cortes dos menores edifícios, grandes fundações continuam sob a estrutura.
       O tamanho dos pilares e as dimensões das paredes destoam da leveza dos fechamentos tão elegantes disponíveis no mercado de construção civilA estrutura dos prédios estão sempre a lembrar a iminência de uma calamidade.


Fonte: Wikipedia






4 comentários: