quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tokyo nas alturas!



Tokyo Sky Tree é vista entre edifícios de Tóquio, que ao seu lado parecem baixos (Foto: Hiro Komae/AP)

Tokyo Sky Tree - Silhouette & Cross section.jpgA Tokyo Sky Tree, reconhecida como a torre mais alta do mundo em 2011 pelo Guinness, o livro dos recordes, foi concluída nesta quarta-feira (29) na capital japonesa.
Com 634 metros de altura, a torre atingiu sua altura total em março do ano passado e ultrapassou a Canton Tower, na China, que antes detinha o recorde.
A antena, que vai servir a cinco empresas japonesas de mídia, vai marcar o final do sinal analógico na TV japonesa e será ponto de transmissão digital. A torre terá dois observatórios, um a 350 m do chão e outro a 450 m, além de lojas, restaurantes e outras instalações.



FONTES: http://g1.globo.com 20/02/12; 12:00
http://not.economia.terra.com.br 20/02/12; 12:30

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tokyo colorida!

De acessórios à arquitetura, as cores são destaque!


Elas estão presentes nas roupas, nos cabelos, nas bicicletas, nas placas de trânsito e até no brise-soliel! Nesse edifício abaixo, o brise gira, modificando sempre as cores da fachada. 

Uma curiosidade em meio a tantas cores, são as máquinas que estão presentes nos restaurantes, padarias e nos passeios, as chamadas  "Jido - hanbaki". Quase que a cada dois quarteirões elas são vistas.


Nelas são vendidos refrigerantes, sucos, balas, revistas e até cigarro. Nesta, a venda é feita através da identificação por um cartão, onde estão os dados do cliente para que menores de idade não tenham acesso ao produto.


                          fonte: http://www.ipcdigital.com/



Essa mistura chama a atenção, atraindo as lentes curiosas dos turistas! 








 Fonte: Gustavo Perdigão/ arquiteto BH







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Arte nos bueiros!


De Tóquio a Yokohama, a técnica é usada para expressar hábitos, prestar homenagens e contar lendas e mitos culturais do Japão. Os primeiros bueiros decorados surgiram na
década de 1950, como forma de democratização do espaço público. 




São plataformas para o trabalho de artistas que apresentam os seus projetos que, se aprovados, são produzidos em fundições municipais. As criações são incentivadas pelas autoridades locais.
Além de mudar a visão da cidade, dando "vida" aos objetos antes não observados, são usadas como “telas”, colorindo o cenário de concreto das cidades.







Esta tradição está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo e cineasta Remo Camerot que se especializou em registrar a arte urbana pelo mundo. Divididas por cidades, as páginas mostram algumas das tampas de bueiro mais bonitas do mundo pintadas seja por uma iniciativa individual ou das prefeituras locais.




















FONTES: http://www.institutodeengenharia.org.br 17/02/12; 08:30
      http://japanpopcuiaba.wordpress.com 17/02/12; 08:30
      http://www.viajandoblog.com 17/02/12; 12:00






Arquitetura ultra moderna em Tokyo, por Arakawa e Gins


      É um desafio para decidir o que é mais curioso – o nome desta arquitetura ultra moderna, ou o conceito de design. Esses lofts estão localizados em Tóquio, no Japão, e foi projetado pelos arquitetos inovadores Arakawa & Gins de Nova Yorque, é uma ilustração de um lar que estimula e desafia os moradores através de sua arquitetura convencional.


     A poucos passos para o quarto pode ser uma aventura imaginativa, uma caminhada até o banheiro um ato de equilíbrio, e um círculo aparentemente simples de lanches na cozinha pode vir a ser uma tarefa exigente fisicamente, graças a este design ultra-moderno com piso irregular. A idéia é manter seus moradores jovens através da estimulação física e mental. – daí o nome “Reversible Destiny” ou Destino Reversível…


Fonte: http://www.maisarquitetura.com.br
16/02/12 23:00

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aeroporto Internacional de Tóquio

Nada melhor para começar esse blog, do que postando 
o gateway do mundo em Tóquio!


    Haneda Airport


   Haneda Airport (HND), formalmente conhecido como Aeroporto Internacional de Tóquio, foi inaugurado em 1931. Durante a década de 60, Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda), foi tornando-se lotado. Com isso houve a abertura do Aeroporto de Narita (NRT), em 1978, Narita Airport assumiu a maioria do tráfego aéreo internacional de Tóquio.Completado por Pelli Clarke Architects em 2004, o Terminal de passageiros em Haneda faz parte de uma expansão maciça para fazer o aeroporto hub central do transporte aéreo doméstico em Tóquio.


 O projeto se esforça para criação de um ambiente aberto e repleto de luz. O telhado de aço inoxidável ligeiramente curvo sugere a sensação de vôo. Clarabóias criam vistas para o exterior e iluminam o ambiente com luz natural. O saguão de chegadas é marcado por uma alta parede de vidro curva que proporciona uma vista panorâmica de passageiros do aeroporto.

  Narita Airport

Localizando em Chiba, cerca de 60 quilômetros ao leste da estação de Tóquio, Narita Airport é o principal aeroporto internacional gestão da maioria dos passageiros internacionais.



 Fonte: http://www.tokyoezine.com
 http://pcparch.com/ 16/02/12 20:30